Slide # 1

A culpa é das Estrelas!!!

Um dos livros mais vendidos do autor John Green ," A Culpa é das Estrelas ", está ganhando sua adaptação para os cinemas. Mais informações »

Slide # 2

The Last Hours!!

A autora de os Instrumentos mortais anunciou recentemente que está trabalhando em uma nova série de livros, no qual será chamado de The Last Hours(As últimas horas... Mais informações »

Slide # 3

Resenha: O Lado bom da vida

O livro que inspirou o filme estrelado por Bradley Cooper e Jennifer Lawrence Mais informações »

sábado, 11 de janeiro de 2014




Sem dúvidas você já leu em algum lugar o termo ‘New Adult’. O fato é que atualmente esse gênero literário está em ascensão, popularizando-se entre os leitores de todo o mundo, principalmente entre o público jovem norte-americano, que caiu de amores por essa classe literária. No Brasil ainda estamos acompanhando uma sinuosa disseminação da categoria, contudo, levando-se em conta os futuros lançamentos editoriais que teremos por aqui, não demorará muito para que a classe se difunda entre os leitores brasileiros. 
New Adult’ é uma terminologia proposta pela primeira vez em 2009 pela editora  St. Martin’s Press, que a utilizou para definir uma nova categoria de ficção para jovens adultos. O interesse da editora era abordar o período da ‘maior idade’, buscando histórias sobre jovens que são legalmente adultos, mas que ainda estão encontrando seu caminho na construção de uma vida adulta, ou seja, que procuram descobrir o real significado de ser um adulto.
Nas palavras de JJ em St. Martin, "New Adult é sobre a idade jovem-adulta, quando você é um adulto, mas não estabeleceu a sua vida como um (carreira, família, tudo o que você tem, etc.)."
Ou seja, o termo define um processo de transição, de mudança; momento no qual o jovem atinge a maior idade e começa a perceber as alterações que tal status acarreta. “Há um período de tempo em que a vida adulta é sentida como um novo par de sapatos. As expectativas de independência e autossuficiência ainda são novas, ainda precisam ser quebradas e os ‘new adults’ são as pessoas que apenas começaram a andar nos novos sapatos; ficção ‘new adult’ é sobre suas bolhas e dores”.
Levando em conta tais conceitos, os cenários dessas histórias de ficção jovem adulta transbordam mudanças e ‘primeiros passos’. Assim podemos ter como pano de fundo a faculdade, o primeiro emprego, o primeiro relacionamento sério, a primeira bebedeira, o primeiro (ou mais importante) confronto familiar, a primeira relação sexual… Infinitas ‘primeiras-vezes’ e incontáveis conflitos envoltos, principalmente, nas escolhas feitas pelos personagens principais. Desta maneira, o que difere essa categoria da classe literária ‘jovens adultos’ é o ponto de vista do protagonista e claro, sua experiência de vida. A nova visão de mundo que tal personagem adquiriu com o tempo, deixando de ser inocente ao perceber que o mundo ao seu redor, infelizmente, não é apenas ‘flores e chocolates’, e que para visualizar o arco-íris, é preciso enfrentar a tempestade antes dele.
E esse fator, a visão realista do mundo, é que garante o sucesso da classe. Ela aborda infinitas mudanças, mas sempre inserindo conflitos intensos e complexos em sua narrativa, comprovando o fato de que o jovem adulto não está mais imune a toda a sujeira que existe no mundo. Desta forma, lemos sobre abusos sexuais, consumo de drogas, violência, doenças mentais e físicas, relacionamos complicados e discrepantes com o que é considerado ideal pela sociedade, e muitos outros elementos que dão ‘um tapa na cara do leitor’ ao revelarem uma face de nossa sociedade que tentamos evitar.
Sendo assim, essa classe literária conta com protagonistas na faixa de 18 a 26 anos, ou em alguns casos, jovens com 16 ou 17 anos que estão iniciando sua vida adulta. O centro da questão é que, na infância e adolescência as decisões são tomadas com base no presente, você simplesmente corre atrás do que quer naquele momento, já quando se é adulto, você utiliza o passado, ou seja, a sua experiência, como medida para a tomada de decisão. Entretanto, e quando não se é nenhuma coisa nem outra, ou seja, quando se é um ‘jovem adulto’, - como tomar as decisões corretas?
A resposta, como bem sabemos, é intrínseca de cada pessoa; cada um de nós passa, passou ou passará por essa fase de forma diferente, e é a respeito das diversas faces desse momento de transição que lemos nos livros ‘new adults’.
Quer saber mais sobre o gênero? Então acompanhe o blog internacional NA Alley, feito especialmente para os fãs dessa categoria literária.
Então, que tal ler alguns livros do gênero? (Fique de olho, próximo post: Hm...me dá um New Adult?)
Créditos: Livros & Fuxicos